Cuito Cuanavale - O primeiro-secretário do MPLA no Cuando Cubango, José Martins, considerou hoje, sábado, positiva a nova dinâmica do activismo político, mobilização generalizada do povo para a causa do partido, feita pelas estruturas e organizações de base.
O político manifestou a sua satisfação quando discursava na abertura da IV reunião ordinária do comité provincial do partido, que decorre na sede da vila do município do Cuito Cuanavale, a 189 quilómetros a leste de Menongue, capital do Cuando Cubango.
Segundo o primeiro-secretário, durante o ano de 2023 as estruturas do MPLA, suas organizações sociais e associadas a todos os níveis tiveram um desempenho positivo, cujos resultados traduzem-se no activismo político e mobilização generalizada do povo para a causa do partido e o apoio indefectível ao Presidente João Lourenço.
José Martins reconheceu que o partido no Cuando Cubango tem hoje os comités de acção, os comités de acção do sector, as secções de bases da Organização da Mulher Angolana, os núcleos da JMPLA e os comités de especialidades do MPLA mais dinâmicos e actuantes.
"É notório o crescimento das fileiras do partido no seio das massas, que está a se generalizar na nossa província do Cuando Cubango", destacou o político.
Na ocasião, o primeiro-secretário anunciou o arranque, este ano, da realização de assembleias de balanço e renovação de mandatos nos comités de acção do partido e a preparação da realização do IX congresso provincial da JMPLA, actividades que devem ser bem acompanhadas pelo comité.
No domínio da governação, José Martins destacou a implementação do PIIM, que está ajudar no desenvolvimento de muitos municípios, através de inaugurações de várias infraestruturas sociais.
Destacou a execução do projecto de transferências monetárias, vulgo Kwenda", que beneficiou, no Cuando Cubango, 22 mil e 552 famílias nos municípios do Cuito Cuanavale, Cuchi e Rivungo, bem como o cadastramento de 12 mil e 159 agregados nas municipalidades do Dirico, Calai e Cuangar.
Avançou que, ainda no âmbito da implementação do Kwenda, condições técnicas e logísticas estão a ser criadas para o arranque do processo de cadastramento dos agregados familiares dos municípios de Mavinga, Nancova e de Menongue.
Consta da agenda da reunião, testemunhada pela coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Bureau Político ao Cuando Cubango, Maricel Capama, o plano de actividades do partido referentes ao de 2024, informações sobre o Kwenda, a pandemia da cólera, apresentação e implantação da Agenda Política 2024, a jornada política aos municípios.ALK/FF