Menongue - O 2º secretário do MPLA no Cuando Cubango, João Yambo Miguel, defendeu a contínua mobilização e motivação dos militantes e cidadãos em geral, para que estejam muito mais engajados nas organizações de base.
O político lançou esse desafio, quinta-feira, na abertura da maratona Político - Partidária no Cuando Cubango, que visa saudar a realização do processo orgânico do XI Congresso Ordinário da JMPLA, que irá decorrer, localmente, até ao dia 20 do mês em curso, nos municípios de Menongue e do Cuito Cuanavale.
Para o 2º secretário, o objectivo deste grande desafio do MPLA é de transformar as bases em espaços das discussões e debate político para a promoção e reforço da democracia interna, da coesão e da unidade no seio dos militantes a distintos níveis.
Recordou que o VII Congresso Ordinário do MPLA recomendou o aprofundamento e melhoramento do processo de estruturação e organização do trabalho do partido, para continuar mais influente da sociedade, dinamizar e revitalizar as estruturas no actual contexto político, social e económico, de modo a garantir a melhor inserção do partido na sociedade.
Sobre o XI congresso, João Yambo Miguel avançou que servirá para aprofundar o exercício da democracia interna, a observância de ideias e reforçar o seu desempenho e inserção no seio da juventude, bem como incutir a necessidade de defesa e preservação das maiores conquistas alcançadas, como são a Independência Nacional, a paz, a democracia, a unidade e reconciliação nacional.
Reflectir sobre as principais preocupações que afligem a juventude, com realce à habitação, saúde pública, desporto, cultura e recreação, preservação do meio ambiente, conhecer o património da Batalha do Cuito Cuanavale, incutir na juventude a necessidade da conservação dos bens públicos, fazem, entre outras, parte das questões que serão analisadas.
Em relação à realização das assembleias de base, João Yambo Miguel fez saber que o MPLA nessa região do país já executou mais de mil, das mil 819 previstas a nível dos nove municípios.
Na abertura da maratona, promoveu-se uma palestra subordinada ao tema “ O percurso da JMPLA”, orientada pela antiga 1ª secretária da JMPLA no Cuando Cubango, Sara Luísa Mateus, entre 1998 a 2009, que destacou o papel dos jovens desta organização na participação da luta para a conquista da Independência Nacional.
Constou do reconhecimento a participação da juventude da JMPLA na conquista e preservação da paz, no processo da democratização do país, da unidade e reconciliação nacional, da construção e reconstrução do país, na moralização da sociedade, resgate dos valores morais e cívicos, entre outras conquistas. ALK/FF/PLB