Muconda - O primeiro secretário provincial do MPLA na Lunda-Sul, Daniel Neto, reafirmou hoje, sexta-feira, no município do Muconda, o engajamento do partido no trabalho para corresponder aos anseios da população.
O político, que falava no acto provincial de massas para apresentar a agenda política do MPLA, reforçou que, "para tal, há toda a necessidade de os militantes estarem alinhados e apostarem na formação técnico-profissional e académica".
Afirmou que as linhas de força da formação política na província assentam em dois momentos importantes, semdo que "o primeiro é a acção governativa que transforma a vida do cidadão e o segundo o partido, para velar e direccionar as ações do Executivo que correspondam com as expectativas do povo".
Dabiel Neto fez saber que o MPLA estará empenhado na resolução de problemas ligados à educação, saúde, construção de estradas secundárias e terciárias, assim como na formação de recursos humanos, para assegurarem todas as infra-estruturas.
Igualmente a outra aposta recai para o sector da energia e água, que em breve conhecerão melhorias significativas, com a entrada em funcionamento de 26 megawats da central fotovoltaica, bem como os sistemas de água em construção em todos os municípios.
Anunciou ainda para breve a construção da estrada que vai ligar as comunas do Muriege, Chiluage e Cassai Sul, com vista a melhorar a circulação de pessoas e bens.
Assegurou que outra linha estratégica do MPLA está relacionada com a expansão da comunicação nos municípios da rede de telefonia móvel e os órgãos de difusão massiva.
Por outro lado, a aposta na agricultura para diminuir a fome e a pobreza nas comunidades, constam nas prioridades do partido e reforça o apelo aos camponeses e às famílias a apostarem neste segmento, que concorrerá com o apoio do Executivo.
"O MPLA vai advogar junto da banca para facilitar o crédito e aquisição de adubos, sementes e material de campo para efectivar a produção", afirmou.
A construção de casas nas comunas e municípios, assim como o arranque da segunda fase da centralidade de Saurimo, com mil e 400 residências, constitui outro grande objectivo MPLA.
Daniel Neto disse ainda que o processo de melhorar as habitações nas aldeias será continuo, bem como distribuição das bolsas de estudos interna e externa.
Referiu da contínua aposta do combate à corrupção e nepotismo que deve ser um trabalho de todos, para que o país progride em todos os níveis.
A OMA e JMPLA devem ser os primeiros a estarem mais próxima dos militantes para promover urgentemente a união e a harmonia social.
Após o acto, Daniel Neto procedeu a entrega de bens alimentares diversos e meios de trabalho para o campo a algumas famílias do município do Muconda.
Testemunharam ao acto deputados à Assembleia Nacional, membros do Comité Provincial, militantes, simpatizantes, entre outros. JW/SC