Samba Caju - O primeiro secretário provincial do MPLA no Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, destacou, sexta-feira, no município do Samba Caju, a necessidade de os jovens apostarem na formação de qualidade para dar resposta aos grandes desafios do país.
João Gaspar este apelo quando discursava na abertura da terceira edição do Acampamento Provincial da Juventude (Aprojovem/2024), promovido pelo Secretariado do Cuanza-Norte da JMPLA.
Apontou a nova divisão político-administrativa do país como um dos desafios que vai exigir uma juventude mais bem preparada.
Por esta divisão, prosseguiu, o número de municípios e comunas na província vai aumentar, passando de 10 para 17 circunscrições municipais.
Este alargamento, continuou, vai necessitar de um número considerável de responsáveis a distintos níveis, para gerir as novas unidades territoriais que vão surgir.
Para o governante, a divisão administrativa constitui uma oportunidade para os jovens que serão nomeados aos cargos de direcção e que, para tal, devem estar bem formados para responder aos desafios de governação das novas unidades administrativas.
Defendeu, também, a necessidade de se dar mais espaço às mulheres para que possam exercitar, sem constrangimentos, as suas aptidões e competências.
O político, exaltou os feitos dos jovens angolanos, principais promotores de transformações sociais para o crescimento, consolidação e desenvolvimento do país.
Reiterou o compromisso do Executivo, suportado pelo MPLA, de continuar a conceber e materializar políticas que promovam o bem-estar da juventude, especialmente, nos domínios da formação e emprego.
“Os jovens angolanos atravessam inúmeras dificuldades relacionadas à inserção ao emprego”, reconheceu João Diogo Gaspar, referindo que isso acontece devido à actual situação económica e social do país.
Admitiu que o governo por si só não terá capacidade para empregar todos, tendo por isso aconselhado os jovens a apostarem no empreendedorismo.
Participam no evento, que decorre até domingo, 300 jovens da JMPLA e de organizações juvenis da sociedade civil convidados, dos 10 municípios da província.
Durante o certame, os jovens vão tomar contacto com a realidade socioeconómica do município e participar em brigadas de trabalho voluntário.
O evento decorre sob o lema: “Juventude de mãos dadas, contribuindo no crescimento e desenvolvimento do Cuanza-Norte”.
Vai debater temas como “ O estado socioeconómico da província, avanços e perspectivas", “ A importância da nova divisão político-administrativa e a implementação das autarquias em Angola”, “O auto emprego juvenil” e “ A participação dos jovens na vida politica”.
De acordo com o primeiro secretário provincial da JMPLA, Eliseu Ângelo Miguel, além de juntar os jovens para troca de experiência, o evento vai, também, auscultar as principais inquietações da juventude.
A análise científica e académica do estado de desenvolvimento socioeconómico da província constitui outro objectivo do acampamento. DS/IMA