Uíge – A secretária do Bureau Político do MPLA para a área Social, Maricel Capama, defendeu nesta quarta-feira, na cidade do Uíge, a necessidade da massificação de políticas educativas para a saúde, a fim de conter diversas doenças que afectam a população.
Maricel Capama defendeu essa posição na palestra subordinada ao tema “ Importância do planeamento familiar e consequências da gravidez precoce”, promovida pelo Comité Provincial do MPLA no Uíge.
Disse que a educação para a saúde deve ser transmitida na escola, nas igrejas, associações, assim como em grandes grupos populacionais.
Sublinhou a necessidade de os conteúdos escolares conterem matérias de educação para a saúde. “ Todos nós somos chamados para trabalhar nessa matéria para fazer Angola crescer”, disse.
Reconheceu que, por causa da gravidez precoce, muitas raparigas são obrigadas a desistir das escolas, cuja situação preocupa o MPLA.
Em função disso, Maricel Capama exortou os pais a serem activistas no aconselhamento das meninas, para evitar a gravidez precoce.
A secretária do Bureau Político do MPLA para a área Social iniciou, nesta quarta-feira, uma visita de trabalho de três dias à província do Uíge, para avaliar o funcionamento das estruturas partidárias. NM/JAR