Caála - O partido MPLA deu início, esta quinta-feira, na província do Huambo, ao plano de rejuvenescimento das estruturas de base, com foco nos próximos desafios eleitorais e no desenvolvimento económico-social, soube a ANGOP.
O ponto de partida teve lugar na comuna da Calenga, município da Caála, em acto orientado pelo segundo secretário do MPLA nesta província, Adérito Chimuco, com a realização da XIII conferência comunal de renovação de mandatos e eleição de novos membros aos órgãos de direcção.
Esta acção política, conforme apurou a ANGOP, vai abranger, em 15 dias, as 36 comunas, que perfazem os 11 municípios da província do Huambo, com a realização de 42 conferências de renovação de mandatos e eleição de novos líderes partidários, num envolvimento de cinco mil delegados.
Com este processo, o MPLA espera ter uma representação juvenil de 35 por cento e um equilíbrio do género repartido em 50%, para o rejuvenescimento, bem como a dinamização das estruturas partidárias, com vista a dar respostas aos desafios políticos e a implementação das estratégias definidas.
A propósito, o segundo secretário do MPLA no Huambo, Adérito Chimuco, disse que o partido pretende acentuar, neste processo, a reorganização das estruturas e o cumprimento dos estatutos para o êxito das conferências previstas nesta região do Planalto Central.
Noutra parte da sua intervenção, o dirigente partidário disse que o MPLA (partido no poder em Angola) vai tudo fazer para influenciar o Governo a subvencionar o preço dos fertilizantes para que as famílias camponesas possam recuperar a produção perdida em consequência da seca que se registou na presente época agrícola.
A XIII conferência terminou com a reeleição do primeiro secretário do MPLA na comuna da Calenga, Alberto da Costa Prego, com 112 votos a favor e um comité com 45 membros.
Com uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados e uma população de dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, o MPLA controla nesta província perto de 500 mil militantes, distribuídos em 11 comités municipais e em cinco mil e 453 comités de acção.