Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu esta terça-feira, em Luanda, o presidente da Comissão Executiva da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Gilberto Veríssimo, com quem abordou questões ligadas à Comunidade.
Em declarações à imprensa, no final do encontro, o chefe da diplomacia angolana, Téte António, destacou os projectos em curso na CEEAC, fundamentalmente, no sector das infra-estruturas.
Téte António afirmou que as organizações internacionais, como a CEEAC, também são portas importantes para a mobilização de recursos para vários projectos.
Já o presidente da Comissão Executiva da CEEAC, Gilberto Veríssimo, considerou que o Ministério das Relações Exteriores fez um bom trabalho na organização dos encontros entre a Comissão e os representantes de diferentes departamentos ministeriais do governo angolano.
A CEEAC foi criada em Libreville, Gabão, em Dezembro de 1981. Tornou-se operacional em 1985 e seus objectivos são promover a cooperação e o desenvolvimento auto-sustentável, com particular ênfase na estabilidade económica e melhoria da qualidade de vida dos estados membros.
A política da CEEAC inclui um plano de doze anos para eliminar impostos alfandegários entre os Estados membros, estabelecer uma pauta externa comum e consolidar o livre movimento de bens, serviços e pessoas.
O plano da organização prevê, também, a melhoria da indústria, dos transportes, das comunicações, a união dos bancos comerciais e a criação de um fundo de desenvolvimento.