Luanda – O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, chamou a atenção, esta terça-feira (29), para a importância dos serviços de Investigação Criminal (SIC) e de Migração e Estrangeiros (SME), cujos directores, nomeados recentemente, foram apresentados aos membros do Conselho Consultivo da Instituição.
Para as referidas funções foram nomeados e empossados Luciano Tânio Jorge Custódio Mateus da Silva, que agora ocupa as funções de director-geral do SIC, e de José Coimbra Baptista Júnior, para as mesmas funções no SME.
Na sua intervenção, o ministro referiu que “as funções que doravante passam a exercer são de grande responsabilidade e exigem de vós muita entrega, inteligência e sacrifício, por serem órgãos sensíveis do Sistema de Defesa e Segurança Nacional”.
Na ocasião, mostrou-se convicto de que, com a experiência e capacidade técnica dos recém-nomeados directores-gerais, os dois órgãos serão dinamizados, conferindo-lhes maior eficiência e eficácia na sua actuação, visando o alcance dos desígnios do ministério do Interior e do Estado angolano, no âmbito da manutenção e segurança e ordem públicas.
Eugénio Laborinho disse esperar que o director-geral do SIC preste uma atenção especial às acções de combate à criminalidade violenta, aos crimes de homicídio, de violência sexual, branqueamento de capitais e outros crimes financeiros, vandalização e furto de bens públicos, crimes cibernéticos, tráfico de drogas e de minerais preciosos, dentre outros.
Já em relação ao director-geral do SME, exortou à adopção de estratégias e medidas para melhorar as acções de prevenção e combate à imigração ilegal, à fraude documental e outras infracções migratórias, bem como dos serviços prestados aos cidadãos e às empresas, visando a atracção do turismo e do investimento estrangeiro.
De um modo geral, referiu o ministro Eugénio Laborinho, “pretende-se que apostem na formação e capacitação dos efectivos e na modernização tecnológica dos serviços, sem descurar a cooperação com os demais órgãos do MININT, de Defesa e Segurança e da Administração da Justiça”.
Nos mesmos termos, referiu ainda o titular da pasta do Interior, “reforcem a cooperação bilateral e multilateral com os países vizinhos, as instituições e parceiros internacionais, incluindo as agências das Nações Unidas, INTERPOL, União Africana, SADC, CIRGL, CEEAC, Golfo da Guiné, OIM, entre outros”.
De igual modo, agradeceu ainda os directores cessantes do SIC e SME pelo trabalho realizado até ao fim dos respectivos mandatos.
Luciano Tânio Jorge Custódio Mateus da Silva e José Coimbra Baptista Júnior foram nomeados para as referidas funções, na última sexta-feira (25), através de um Decreto Presidencial. SC