Ndalatando - A Delegação do Ministério do Interior (Minint) no Cuanza-Norte exortou esta terça-feira, em Ndalatando, às mulheres dos órgãos do sector para a observância da ética e dos regulamentos da instituição, nomeadamente o uso correcto da farda de modo a granjear respeito e confiança aos cidadãos.
A exortação foi feita numa palestra, orientada pela directora de Comunicação Institucional e Imprensa da delegação provincial do Minint, intendente Esperança Rodrigues, que desaconselhou o uso de fardas ajustadas ao corpo, batons chamativos, unhas extravagantes, óculos escuros e cabelos artificiais que dificultam o uso da boina ou do boné militar por mulheres fardadas
A oradora lamentou o facto de algumas mulheres fardadas, em plena actividade, terem mais preocupação com a imagem pessoal do que com o dever de garantir a segurança pública.
Descreveu tais comportamentos como contrários aos regulamentos funcionais da instituição e passíveis de medidas disciplinares, por colidirem com os regulamentos e o perfil dos efectivos, sublinhado a necessidade de evitarem o uso da farda fora de serviço bem como uso abusivo da mesma para a prática de condutas consideradas indecorosas.
Pediu às mulheres a servirem de exemplo para a sociedade e a pautarem por condutas que inspiram confiança dos cidadãos, enquanto agentes da ordem.
A actividade, inserida nas comemorações do 8 de Março- Dia Internacional da Mulher, foi promovida pela delegação local do Minint, em parceria com a Rede da Mulher Polícia de Angola (REMPA), dirigida ao efectivo femenino daquela instituição. LJ/DS/VIC