Uíge - O delegado provincial do Ministério do Interior (MININT) no Uíge, Ernesto Hayanumye, exortou, esta quinta-feira, as mulheres deste órgão na região a apostarem na formação académica, profissional e maior dedicação no trabalho.
O comissário, que intervinha na actividade das mulheres do órgão, denominada “Roda viva da mulher Minint”, explicou que 112 mulheres do Minint na região são licenciadas em várias áreas, num universo de mais de 500 agentes do género feminino.
Fundamentou que a aposta na formação académica e profissional permitirá que as mulheres assumirem outros desafios.
“Apelamos a toda a mulher a não adormecer, mas prosseguir e agregar mais valências académicas e profissionais, visando alcançar lugares cimeiros”, despertou.
Com objectivo de emancipar o género feminino, a Roda viva da mulher Minint é um espaço privilegiado para discutir os problemas e soluções do género feminino, tarefa que deve merecer o apoio de todos.
“Deste muito cedo, a mulher sempre trabalhou ao lado do homem, dando o seu contributo na sociedade”, lembrou.
Por outro lado, informou que, desde 2021 até à presente data, foram promovidas nos diversos órgãos e nas variadas categorias, na província do Uíge, 456 mulheres e a nomeação de 75.
Por sua vez, a secretária-geral da Associação de Apoio da Mulher Polícia de Angola (AAMPA) no Uíge, Adriana Ramiro, espera melhoria de algumas condições sociais, referentes às condições de trabalho, entre outras progressos de âmbito local.
Para o mês de Outubro, a AAMPA no Uíge programou a realização da campanha de rastreio do cancro da mama, marcha contra essa doença, visitas e outras actividades. EPP/JAR