Luanda- Os militantes do MPLA, em Luanda, apontaram hoje (sexta-feira), o turismo, agricultura e a pesca como as actividades que podem fomentar o emprego, gerar desenvolvimento e desta forma reduzir os níveis de pobreza na comuna da Barra do Kwanza, município de Belas.
Os militantes apontaram estas soluções durante um encontro de auscultação orientado pelo primeiro secretário do MPLA em Luanda, Bento Bento, na Barra do Kwanza, onde foram apresentadas as potencialidades da região com destaque para as terras aráveis , os vários locais turísticos e as zonas propicias para a realização de desporto marítimo e fluvial.
Durante o encontro o agricultor, Américo Fernandes, referiu que terras para cultivar naquela região não faltam, o que falta são os apoios da parte do Executivo, por intermédio do Ministério da Agricultura, como tractores, alfaias e adubos para a expansão e fertlização dos campos.
Já o pescador Miguel Alberto apontou a falta de motores e redes adequadas para facilitar a captura do peixe como as maiores dificuldades, referindo que com o material certo é possivel aumentar a oferta, a quantidade de pescado nos mercados e melhorar a dieta dos munícipes.
O soba Domingos Bernardo admitiu que a região tem um potencial turístico muito vasto que pode atrair investidores, desportistas e turistas para apreciarem a beleza natural e para praticar desportos marítimo e fluvial, situação que daria desenvolvimento aquela zona de Luanda.
A visita de trabalho de Bento Bento foi marcada pela entrega de alguns meios aos militantes com destaque para 15 bicicletas, 10 kits para pesca, meios para a agricultura como enxadas, pás, catanas e produtos da cesta básica.
Bento Bento comprometeu-se em ajudar na reconstrução do Comité de Acção do Partido 449 da Barra do Kwanza com a entrega de três mil blocos, 500 sacos de cimentos e 200 chapas de Zinco.
As actividades do primeiro secretário do MPLA no município de Belas tiveram inicio no dia 11 do corrente mês com a realização de visitas as obras do PIIM e encontros de auscultação dos problemas dos militantes e deve finalizar sábado, com um acto de massas de apoio ao líder do partido, João Lourenço.