Cuito – Cento e setenta e dois mil e 661 cidadãos da província do Bié beneficiaram do registo gratuito, durante o ano transacto (2021), no âmbito da massificação do registo de nascimento.
A informação foi prestada hoje à Angop, na cidade do Cuito, pelo delegado provincial da justiça e dos direitos humanos, Mateus Balanca, quando analisava as actividades desenvolvidas pelo seu sector.
Deste número, 91 mil e 545 são crianças menores de 13 anos de idade, enquanto que 81 mil e 116 tem mais de 14 anos de idade.
Relativamente ao período anterior, houve um aumento de 74 mil e 501 registos, fruto do desconfinamento da população.
O responsável sublinhou que os cidadãos em causa foram cadastradas através de 14 brigadas de registo instalados nas unidades sanitárias, instituições escolares de todos os municípios, que prevê atribuir nacionalidade a mais de 400 mil cidadãos da província do Bié até Dezembro deste ano.
Fez saber que o maior problema neste processo prende-se com o mau estado dos troços rodoviários que dão acesso às cidades da Nhârea, Andulo, Chitembo e Cuemba com as sedes comunais.
Mateus Balanca disse que a instituição conta com apoio das administrações municipais e comunais, igrejas e autoridades tradicionais, mormente no asseguramento das equipas em serviço e sensibilização das famílias sobre a importância do processo.
A província do Bié possui uma população estimada em um milhão e 700 mil habitantes, maioritariamente camponeses.