Malanje- O governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, apontou hoje, terça-feira, a necessidade de se apetrechar os centros de saúde construídos com fundos do PIIM a nível dos municípios, com vista a melhoria da assistência médica e medicamentosa da população.
O governante, que falava à imprensa a propósito da visita do Presidente da República, João Lourenço, à Malanje, disse que os centros carecem de mobiliários e de técnicos, daí que tais necessidades serão apresentadas ao Titular do Poder Executivo.
Defendeu igualmente respostas urgentes no domínio da habitação, para a atender o sonho da casa própria.
“Vamos colocar os problemas que afligem a nossa população e temos a certeza absoluta que serão encontradas soluções”, disse, acrescentando haver já respostas para algumas questões nos sectores da estrada, energia e água.
Marcos Nhunga precisou que o Presidente da República vai encontrar uma cidade diferente em termos de iluminação e saneamento e com melhor fornecimento de água potável.
Adiantou que, com a expansão gradual da rede eléctrica e de água potável para outros municípios, a província estará melhor servida.
O governador garantiu que as obras dos 400 quilómetros de estrada, ultimamente aprovado, e a instalação de sistemas de energia solares nos municípios arrancam em breve.
Entretanto, Marcos Nhunga destacou o potencial produtivo da província de Malanje, sobretudo no sector agrícola, cujos avanços serão aferidos pelo Presidente da República.
O Presidente da República, João Lourenço, vai trabalhar quarta e quinta-feira na província de Malanje, onde vai orientar uma reunião com o Governo Provincial, para avaliar o estado geral da região, e manterá contacto directo com o sector produtivo. ACC/PBC