Malanje- Oito delegadas da Associação da Mulher Angolana (AMA), formação feminina da FNLA em Malanje, foram eleitas hoje, domingo, ao I congresso da organização, que acontece de 28 a 30 de Novembro próximo, em Luanda, para a eleição da secretária nacional.
A eleição das delegadas de Malanje, ocorreu durante a I Conferência Provincial Ordinária, que serviu igualmente para o empossamento dos membros do Executivo Provincial da FNLA, com destaque para os secretários provinciais adjunto do partido, Eva Jaime e para os assuntos eleitorais e autarquias locais, José Ginga, para informação, mobilização e propaganda, José Américo, entre outros.
O secretário provincial da FNLA, Fernando Senduca Sebastião precisou que o partido está a trabalhar com vista a dar nova dinâmica na sua estrutura feminina, tornando-a mais democrática, para que as mulheres possam participar na vida económica, social e política do partido e do país.
Referiu que nos 14 municípios de Malanje, a FNLA tem estado a crescer e vai continuar a trabalhar para a reactivação das céculas comunais e dos bairros e aldeias, tendo apelado a juventude a abster-se do vandalismo aos bens públicos, porque não somente prejudica o Estado, mas os cidadãos em si.
Por sua vez, a membro da Comissão Preparatória do I Congresso Nacional da AMA, Neusa Bunga disse que o partido está empenhado na sua reorganização e reestruturação, por esta razão, o braço feminino vai realizar o conclave de Novembro.
Considerou que o Congresso da AMA entra no novo paradigma administrativo do partido, sem no entanto mudar de ideologia, porquanto continua firme na luta para a edificação de uma Angola federal, democrática e de direito.
Enquanto isso, a secretaria da AMA em Malanje, Procura Neves Caculo manifestou a prontidão e coesão com que reina no seio das militantes, realçando que vai continuar a trabalhar para a sua afirmação no contexto político. RM/NC/PBC