Saurimo – Oitocentos e 50 jovens, provenientes de diversas províncias do país, terminaram hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda-Sul), o 19º curso militar básico e estão aptos para a sua incorporação nas FAA.
Os soldados juraram amar a pátria, respeitar as leis vigentes, obedecer os superiores hierárquicos, defender o país e o espaço aéreo nacional.
Na ocasião, o comandante do Centro de Instrução da Base Aérea de Saurimo, Luís Pedro Licaxi, disse que, Durante três meses, os soldados absorveram conhecimentos sobre a preparação física militar, normas e disciplina militar, educação moral e cívica, conduta, tácticas de combate, missões individuais, protecção nuclear, marcha e estacionamento.
Por seu turno, o comandante da Região Aérea Norte, Casimiro Frank, considerou a formação militar um pilar para o desenvolvimento das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Sublinhou que a instrução tem como valor acrescido moldar o cidadão comum e transformá-lo em um militar, com bons hábitos, costumes e novos processos de socialização, assim como verdadeiro efectivo em prol da defesa do solo pátrio.
Referiu que este ciclo representa a primeira etapa do processo, daí que, devem treinar em matérias específicas, para forjarem-se na carreira militar de facto, procurando potenciar os conhecimentos e serem bons servidores da pátria.
Apelou aos novos militares a trabalhar em equipa e obedecer com rigor os regulamentos militares. JW/ART