Cuito - Cinquenta e sete mil e 421 cidadãos da província do Bié beneficiaram, em 2021, de Bilhetes de Identidade (BI) de forma gratuita, ano âmbito do Programa de Massificação do Registo Civil e Atribuição do Bilhete de identidade.
Este número representa mais vinte mil em relação ao período anterior.
O programa, que abrange os nove municípios desta região, conta com 14 brigadas de registo de nascimento e três de atribuição do BI, que efectuaram o trabalho nas maternidades, centro materno infantil, assim como nas comunidades rurais.
De acordo com o delegado da Justiça e Direitos Humanos, Mateus Balanga, que falava à ANGOP, no âmbito das actividades realizadas em 2021, no mesmo período 26 mil e 124 citadinos renovaram o referido documento, enquanto cinco mil e 354 emitiram a segunda via.
Mateus Balanga adiantou que 12 mil 954 cidadãos trataram o registo criminal, 170 mil e 996 o registo de nascimento.
A delegação notificou 20 mil e 61 notariais diversos, entre requerimentos, termos de autenticação, procurações, escrituras, certidões, estratos de publicação e legalização de fotocópias.
Pontualizou ainda que o sector arrecadou 131 milhões 163 mil e 227 kwanzas.
Para este ano, segundo a fonte, a instituição tem como meta atribuir maior número de BI gratuitos aos cidadãos que residem ainda em zonas de difíceis acessos, assim como aumentar a arrecadação de receitas aos cofres do Estado.
A província tem quase dois milhões de habitantes, na sua maioria camponeses.