Dirico - O governador do Cuando, Lúcio Amaral, defendeu hoje, terça-feira, a necessidade se transmitir, para as novas gerações, o papel desempenhado pelos heróis nacionais, para que sejam motivados a participarem, de forma activa, no processo de reconstrução das novas províncias.
Ao discursar no acto provincial do 4 de Fevereiro, Lúcio Amaral sublinhou ser importante que o exemplo dos heróis nacionais seja destacado, sobretudo para as novas gerações, para que possam participar nos alicerces e na edificação dos novos municípios e províncias do pais.
Para o governante, deste modo se vai contribuir no desenvolvimento económico e social, com ideias que possam concorrer para a melhoria do nível e qualidade da vida da população local.
Conforme o governador, para tal é necessário que cada dirigente e gestor tenha a capacidade e o comprometimento de zelar pela população da sua circunscrição, através da realização de acções que venham impactar na prevenção do risco social e protecção de pessoas na condição de vulnerabilidade.
De acordo com o gestor, a missão de governar o Cuando afigura-se de extrema importância, porquanto persegue o fim único, o de proporcionar dignidade e bem-estar das populações mais carenciadas e construir um futuro melhor para os angolanos.
Lúcio Amaral reiterou que o Governo que dirige quer contar com apoio e a participação de toda a população da província, a fim de levar a cabo as tarefas que elegeu para o seu mandato, como a construção das vias de acesso, atenção redobradas aos sectores da educação e saúde.
Pretende-se que, através dos respectivos ministérios, a realização de concursos públicos naquela província, para cobrir os níveis acentuados de carência de quadros e satisfazer as demais actuais nas instituições.
Segundo o governador, políticas estão traçadas para que os alunos que venham concluir o ensino médio possam continuar com o ensino superior do Cuando, sem ser obrigados a deslocarem-se para outras províncias do país.
Constituem igualmente pilares de desenvolvimento do Cuando o fomento da actividade agrícola, o acesso à água potável, através da construção, na sede do Dirico, do Centro de Tratamento e Distribuição.
Apontou também como prioridades o acesso à energia eléctrica à população, bem como a melhoria das condições de habitabilidade das populações, com projectos viáveis para o alcance pleno dos projectos e pilares acima mencionados.
Sobre a efeméride, Lúcio Amaral sublinhou que a celebração do 4 de Fevereiro decorre num momento em que o país completa 50 anos da Independência Nacional, um feito alcançado graças ao sacrifício consentido pelos heróis destemidos, que começaram a luta de libertação nacional.
Por seu turno, a administradora municipal do Rivungo, Ruth Tenente, considerou importante a valorização e preservação de todas as conquistas alcançadas até ao momento, desde os sectores da educação, saúde, agricultura, infra-estruturas e na inclusão social. ALK/FF/PLB