Huambo - A primeira secretária do MPLA no Huambo, Lotti Nolika, destacou hoje, sábado, a necessidade do aperfeiçoamento e do fortalecimento constante das instituições do Estado, para fazerem face aos novos desafios da história do país.
A responsável político-partidária falava no seminário sobre a Ética e os desafios da prevenção e combate à corrupção no contexto angolano, dirigido aos quadros e responsáveis locais do MPLA.
Segundo Lotti Nolika, o aperfeiçoamento e o fortalecimento das instituições fará com que os gestores públicos mudem de atitudes, actos e comportamentos, conferindo-lhes maior responsabilidade política, que se conformam com a observância e o cumprimento da lei.
Destacou as reformas que estão a ser implementadas no país para o reforço da confiança nas instituições do Estado, quer seja pelos cidadãos locais, quer sejam pelos estrangeiros, por formas a atrair o investimento privado nacional e internacional.
Lotti Nolika acredita que, com o novo panorama político, sob liderança do Presidente da República, João Lourenço, a corrupção, a impunidade, o nepotismo e outros males que assolam a sociedade, ficarão para trás.
Nesta conformidade, apelou os militantes a cerrarem fileiras em torno do MPLA e do seu líder, João Lourenço, nas acções de moralização da sociedade, com acções educativas e pedagógicas.
A primeira secretária do MPLA reiterou o apelo à sociedade para mobilizar-se na promoção das boas práticas, da transparência, da gestão responsável da coisa pública, para além do aprofundamento do Estado Democrático e de Direito.
Durante o evento, os participantes analisaram, entre outros, temas como “O código de ética partidária como instrumento de exercício político”, “A ética na gestão pública e privada”, “As raízes culturais e históricas da responsabilização dos gestores públicos”, “As consequências sociais da impunidade”, “Combate à corrupção e os crimes económicos” e “Os desafios da gestão dos contratos públicos em Angola”.
JMPLA em campanha de crescimento
O secretariado provincial da JMPLA deu início este sábado, na sede municipal do Mungo, a 130 quilómetros a Norte da cidade do Huambo, a campanha de mobilização e recrutamento de novos militantes.
A iniciativa, com término previsto para o mês de Agosto, denomina-se por "Campanha massiva para o crescimento da JMPLA".