Huambo – A presidente da LIMA na província do Huambo, Deli Susana Faria, defendeu hoje, sábado, maior aposta na agricultura familiar, para encontrar soluções económicas sustentáveis e viáveis para a segurança alimentar.
A responsável falava no acto comemorativo ao 51º aniversário da fundação da Liga da Mulher Angolana (LIMA), organização feminina do partido político UNITA, assinalado a 18 do corrente mês.
Deli Susana Faria disse que a província do Huambo, em particular, tem inúmeras potencialidades agrícolas e com famílias camponesas bem-dispostas a aumentar os níveis de produção, daí a necessidade de maior incentivo do governo.
Afirmou que a agricultura familiar constitui um dos grandes alicerces para o combate à pobreza nas comunidades.
Segundo a responsável, o impacto negativo da situação económica é prevenido com condições robustas no sector da agricultura, através da concentração de esforços e sem descriminação das famílias camponesas, na distribuição de sementes, fertilizantes e outros inputs.
Na sua intervenção, realçou a necessidade da implementação das autarquias locais, para permitir a rápida descentralização do poder e, ao mesmo tempo, envolver a população nas decisões dos planos estratégicos de desenvolvimento socioeconómico. LT/ALH