Saurimo – Líderes de diversas congregações religiosas, na província da Lunda Sul, apelaram hoje, quinta-feira, em Saurimo, aos fiéis e a outros cidadãos a afluirem aos Balcões Único de Atendimento ao Público (BUAP), para a actualização do registo eleitoral, numa altura que faltam 14 dias para o fim do processo.
Em declarações à ANGOP, o pastor da igreja Adventista do Sétimo Dia, Fernando Armindo, considerou fundamental que os crentes, e não só, adiram ao processo de registo eleitoral oficioso, para actualizarem os seus dados e estarem habilitados a exercer o direito de voto em Agosto próximo.
Já o pastor da igreja central Metodista Unida, João Muacanhica, salientou a necessidade da mobilização da sociedade para permitir que os cidadãos marquem presença nos BUAP instalados nas administrações municipais e comunais.
De igual modo, assegurou que a igreja, como parceira do Estado, vai continuar a dialogar com os diferentes actores políticos, para a promoção de valores da irmandade, amor ao próximo, união e coesão.
Fez saber que a instituição religiosa tem estado a encorajar os crentes da região Leste do país, e não só, a aderirem ao processo.
Já o responsável da igreja Pentecostal, Francisco Txilima, alinhando no mesmo sentido, manifestou ainda a preocupação da denominação religiosa “com o momento actual que o país vive, onde há muitas informações que levam as populações a encararem o processo com menos interesse”.
Sublinhou que para a igreja, as eleições não são momentos de disputa, mas sim de reconciliação e unidade para uma sã convivência.
Disse ser necessário que haja paz, amor e solidariedade no seio das populações, para que o país continue a trilhar o caminho rumo ao desenvolvimento sustentável, por isso reforçou o apelo da adesão da população ao BUAP.
Com quatro municípios, nomeadamente Cacolo, Dala, Muconda e Saurimo, onde vive uma população estimada em 629 mil habitantes, a província da Lunda Sul dispõe de 14 Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP) fixos e 20 móveis.