Malanje- O primeiro secretário provincial do MPLA em Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, repudiou hoje, a tendência de actos de desordem no seio de militantes do partido, devendo estes primar sempre pela união e disciplina partidária.
Sem avançar detalhes, o político que falava num acto de massa, realçou que o MPLA é coeso, unido e organizado, pelo que, aqueles que queiram fomentar conflitos no seu seio, devem sem qualquer pressão, desistir.
Entretanto, apelou aos militantes a conhecer as linhas orientadoras do partido, nomeadamente os estatutos, programas e directivas do seu presidente, realçando que, quem não cumpre com esses aspectos não é digno de ser membro do MPLA, um partido de pessoas disciplinadas, trabalhadoras e cumpridoras.
Kwata Kanawa reiterou ainda a abertura do partido para críticas e sugestões, no que toca a governação, para que a província e o país possam desenvolver, embora haja consciência de que muito ainda há por se fazer, mas com esforço e participação de todos.
Por outro lado, Norberto dos Santos anunciou a criação de um movimento de solidariedade que visa apoiar as pessoas necessitadas, sobretudo crianças, por ocasião da quadra festiva que se avizinha.
Este movimento terá a missão de mobilizar os militantes do partido, no sentido de doarem e recolherem de outros actores socais, essencialmente bens alimentares e outros para a distribuição gratuita aos beneficiários e será levada a cabo pela JMPLA e OMA, enquanto suas estruturas de base.
Disse ser intenção proporcionar alguma alimentação aos desfavorecidos no dia de natal e passagem de ano, sendo que a campanha poderá envolver as associações sócio-profissionais e da sociedade civil parceiras do partido.
“Vamos mobilizar todos para esta causa, para que as crianças desfavorecidas possam sentir algum conforto no dia do natal e de passagem de ano”, frisou, acrescentando que o gesto cinge-se na preocupação de resolução dos problemas dos cidadãos.
Destacou que a solidariedade faz parte do programa do MPLA, daí a razão desta e outras acções desenvolvidas em prol dos cidadãos desfavorecidos.
Por sua vez, o primeiro secretário do Comité Municipal de Malanje, João de Assunção, reafirmou que o partido está a trabalhar afincadamente para vencer as eleições de 2022, cuja concretização passa pelo envolvimento de todos os militantes.
Destacou os Programas de Combate à Fome e à Pobreza, o PIIM (Plano Integrado de Intervenção nos Municípios) e a descentralização e desconcentração de algumas competências, como algumas acções do Executivo tendentes ao desenvolvimento do município de Malanje, gizados pelo partido.
O acto de massas sucedeu a uma marcha de apoio ao VIII Congresso do MPLA a ter lugar este mês e à candidatura de João Lourenço à presidente do partido, promovida pelo Comité Municipal de Malanje.