Luanda – A embaixadora de Angola na Namíbia, Juvelina Imperial, reiteirou este sábado, em Windhoek, o compromisso dos países acreditados naquele país em continuar a reforçar as relações com o Estado namibiano e cooperar ao nível regional e internacional de modo a garantir um mundo mais seguro, inclusivo e sustentável.
Ao discursar na qualidade de decana, na habitual cerimónia de cumprimentos de Ano Novo do Presidente da República da Namíbia ao Corpo Diplomático, Juvelina Imperial reforçou a vontade do trabalho conjunto dos diplomatas acreditados naquele país na abordagem aos desafios globais comuns.
Felicitou a Namibia por ter co-presidido com sucesso a Cimeira do Futuro no ano passado nas Nações Unidas, onde foi adoptado um pacto inovador de futuro para a transfomação da governação global, segundo uma nota de imprensa da representação diplomática angolana na Namíbia chegada este sábado à ANGOP.
Reconheceu que as conclusões da Cimeira do Futuro mostraram o compromisso do mundo com a ONU, o sistema internacional e o direito internacional e proporcionou uma orientação clara sobre questões de paz e segurança, desenvolvimento sustentável, clima e financiamento para o desenvolvimento, cooperação digital, juventude e gerações futuras, direitos e género.
Na ocasião, o Presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, expressou a sua gratidão aos diplomatas pelo apoio dado em 2024, aquando do passamento físico do Presidente Hage Geingob e durante as eleições Presidenciais e Legislativas de Novembro do ano passado, que culminaram na escolha de Netumbo Nandi-Ndaitwah para dirigir os destinos da Namíbia, tornando-se na primeira mulher Presidente naquele país.
Lembrou que 2024 foi um ano de muitos desafios, como o luto vivido pelos namibianos e a transferência de poder e agradeceu a resposta positiva dos países acreditados na Namíbia no combate à seca, que o obrigou a declarar em Maio do ano passado, o Estado de Emergência, de modo a proteger a vida e os meios de subsistência do povo namibiano. DC