Luanda – Líderes juvenis de partidos políticos manifestaram-se hoje, quinta-feira, no município de Viana, em Luanda, satisfeitos com a retirada de certos documentos exigidos para o registo eleitoral oficioso, que teve início no dia 23 deste mês em todo o território nacional.
Esta satisfação foi manifestada durante uma visita de constatação aos dois Balcões Únicos de Atendimento Público (BUAP), instalados nesta circunscrição, designadamente nos distritos urbanos de Viana Sede e do Zango.
Integraram a comitiva, liderada pelo Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, responsáveis juvenis dos partidos políticos UNITA, FNLA, PDPANA, APN e a Coligação CASA-CE.
Nos primeiros dias do processo eram exigidos o Bilhete de Identidade (BI) ou Cartão do Registo Eleitoral, Factura de energia ou de água, declaração da comissão de bairro ou uma testemunha idónea.
A administradora municipal adjunta para o Sector Social, Político e das Comunidades, Paula Contreiras, informou aos visitantes que actualmente está a ser exigido ao cidadão, o Bilhete de identidade ou cartão eleitoral, atribuindo toda responsabilidade ao utente em relação ao seu local de residência onde terá de exercer o seu voto.
Explicou que em breve será distribuído um modelo, onde cada munícipe ira declarar a sua residência.
De acordo com os líderes juvenis, a exigência estava a criar constrangimentos na vida do cidadão, o que poderia provocar muita abstenção nas eleições gerais previstas para o ano de 2022.
Solicitam, igualmente, o aumento de Balcões a nível do município de Viana, em função da sua densidade populacional, no sentido de possibilitar que todos os munícipes maiores de 18 anos estejam registados.
A lentidão do sistema informático que se verifica diariamente, e que tem dificultado a execução rápida do processo, é uma das preocupações apresentadas pelos jovens das formações políticas.
Enquanto isso, o Presidente do CNJ, Isaías Kalunga, apelou a juventude, em particular e os munícipes, em geral, a aderir ao registo eleitoral oficioso para que todos possam participar no acto eleitoral.
Disse ter saído da visita com uma ideia positiva, face a informação prestada pela administradora municipal adjunta para o sector Político, Social e das Comunidades, Paula Contreiras.
Integram o município de Viana, os distritos urbanos de Baia, Estalagem, Kikuxi, Viana Sede, Vila Flor, Zango mais a comuna de Calumbo.