Cuito – Mais de quarenta e três mil cidadãos, na sua maioria jovens, participaram hoje, na cidade do Cuito, província do Bié, na marcha da paz, promovida pela organização juvenil do MPLA, JMPLA.
Durante a caminhada, que percorreu várias artérias do Cuito, os jovens apelavam à necessidade da preservação e manutenção da paz e concórdia entre os angolanos.
Vestidos de camisolas brancas, está franja, vinda dos nove municípios desta região centro/sul do país, solicitava ainda o respeito às diferenças, a importância da preservação do património público e a denúncia de actos que minam a paz e a concórdia dos cidadãos.
A marcha decorreu sob o lema: MPLA- Por uma Angola mais Desenvolvida, Democrática e Inclusiva”,
Em declarações à ANGOP, a jovem Lusimila Beatriz afirmou que o MPLA, com a conquista da paz, renasceu a esperança dos angolanos, em particular da juventude, sobretudo no que diz respeito à segurança, liberdade de pensamento e outros pressupostos que têm melhorado a qualidade de vida dos cidadãos.
Já Benjamim Chitumba apelou aos demais jovens a primarem pelo civismo, protegendo o património público e respeitando os órgãos de soberania e aos símbolos nacionais.
O jovem Critino Covalo (empreendedor) enalteceu a conquista da paz, que está a permitir a execução de projectos, como a construção de mais escolas, unidade sanitárias, infra-estruturas rodoviários e outros.
Para o primeiro-secretário da JMPLA no Bié, Alfredo Capitango, a juventude biena continuará a trabalhar para a preservação da paz.
Entretanto, o primeiro-secretario do MPLA no Bié, Pereira Alfredo, aconselhou a juventude a ter mais vigilância aos malfeitores, que a todo custo pretendem subverter a ordem democrática no país, apelando à cultura da paz, respeito às diferenças de opiniões e de pensamento.
Durante a actividade foram ainda apresentadas mensagens do comité municipal do MPLA no Cuito e da sociedade civil.BAN/PLB