Mbanza Kongo – Os jovens da província do Zaire aplaudiram, este sábado, o anúncio da construção de duas centralidades com mil e 500 apartamentos cada, nos municípios de Mbanza Kongo e do Soyo, feito pelo Presidente do MPLA, João Lourenço.
O dirigente do MPLA, que discursava num acto político de massas no largo Dr. António Agostinho Neto, em Mbanza Kongo, anunciou, também, a construção de um novo Instituto Superior Politécnico, nesta cidade.
A reabilitação da estrada Mbanza Kongo/Cuimba/Buela, assim como o troço rodoviário Mbanza Kongo/Madimba foi, também, destacada no discurso do líder do MPLA.
Para o jovem Agostinho Zantoto, o líder do MPLA foi assertivo com estes anúncios, o que prova a sua atençãoem relação às principais preocupações que ainda afligem a juventude e a população da província do Zaire.
Ele que é também o primeiro secretário provincial do Zaire da JMPLA, admitiu que o líder do MPLA vai cumprir com as promessas feitas, como tem sido norma no seu mandato que agora termina, tendo-se manifestado confiante na recondução do partido e do seu líder no próximo pleito eleitoral.
Por sua vez, Afonso Nzolameso, primeiro secretário municipal do MPLA no Cuimba, o anúncio da reabilitação da estrada de acesso à circunscrição é a maior “prenda” que os habitantes da sua área de jurisdição tanto esperavam.
O também administrador municipal do Cuimba, disse que aquela parcela do Zaire, que dista a 62 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, estará mais revitalizada do ponto de vista económico e social com a reabilitação do referido troço.
Quem também manifestou-se satisfeito, com os anúncios feitos pelo Presidente do MPLA, é o primeiro secretário de Mbanza Kongo do partido, Manuel Nsiansoki Gomes, para quem os projectos irão alavancar o desenvolvimento sócio-económico do seu município e da província em geral.
Na sua visão, a presença de milhares de munícipes, no acto político de massas, revela a confiança no MPLA e no seu candidato João Lourenço.
A jovem Isabel Luvenga disse aguardar, com bastante expectativa, a construção do novo Instituto Superior Politécnico em Mbanza Kongo, que permitirá a continuidade da formação académica dos seus filhos.
Referiu-se, também às centralidades, para quem o sonho da casa própria dos jovens locais está mais perto de ser concretizado, com a construção dessas infra-estrutuaras habitacionais.
Participaram neste acto da pré-campanha eleitoral do MPLA no Zaire centenas de milhares de militantes, amigos e simpatizantes do partido, provenientes dos seis municípios da região.