Ndalatando- O secretário provincial da JMPLA no Cuanza Norte, Eliseu Ângelo, ressaltou o nível de democracia interna que se regista na organização, marcada pela multiplicidade de candidaturas ao cargo de primeiros secretários municipais.
Em declarações à imprensa, Eliseu Ângelo, assegurou que estão criadas as condições para a realização no próximo sábado (17), em simultâneo, das assembleias municipais de balanço e renovação de mandatos, para a eleição de novos primeiros secretários municipais da JMPLA.
Dezassete candidatos, entre as quais duas mulheres, concorrem às 10 vagas de primeiros secretários municipais.
Os municípios de Ambaca, Banga, Bolongongo, Cambambe, Samba-Caju, Ngonguembo e Golungo Alto tem inscrito dois concorrentes cada, enquanto Lucala, Cazengo (sede provincial) e Quiculungo, apresentam -se cada um com uma candidaturas.
Este processo, segundo disse, foi antecedido pela realização das assembleias das organizações de base e comités comunais da organização, que culminaram com a eleição de 21 novos primeiros secretários de um universo de 39 candidatos.
Eliseu Ângelo anunciou, por outro lado, a realização da conferência provincial no dia 21 de Setembro próximo, que deverá eleger um novo primeiro secretário provincial da JMPLA e os delegados ao IX Congresso Nacional da organização.
O mesmo não avançou a data para o início da apresentação de candidaturas ao cargo ocupado, actualmente, por si.
Garantiu apenas que estão criadas as condições e mobilizados os membros e militantes da JMPLA para o êxito do processo nos distintos níveis da província. LJ/DS/YD