Malanje- O segundo secretário do Comité provincial do MPLA, Nelo de Carvalho, apelou sábado, aos militantes da JMPLA no sentido de reforçarem o trabalho de educação política no seio da juventude, visando dinamizar o movimento associativo juvenil e estudantil.
Ao discursar no acto provincial das comemorações do 61º aniversário da criação da JMPLA, assinalar-se no dia 23 do corrente mês, Nelo de Carvalho disse que a JMPLA deve continuar a promover campanhas de educação cívica, moral e ambiental e prevenção rodoviária no seio das comunidades com destaque para os jovens.
Precisou que a organização juvenil do MPLA deve continuar a engajar-se firmemente no processo de constituição, revitalização e dinamização das organizações de base como sendo o núcleo fundamental de organização e participação dos militantes da JMPLA na sociedade.
O político disse que a JMPLA como o viveiro do partido deve ter sempre na sua acção, tarefas que concorram para unidade e coesão internas, incentivar os militantes a participar activamente na vida política e social do país, bem como mobilizar um maior número de jovens a ingressar nas suas fileiras.
Fez saber que a JMPLA segue a linha ideológica do MPLA, assente nos princípios do socialismo democrático, visando a edificação de uma sociedade justa, solidária e humanista.
Fez saber ainda que a JMPLA foi fundada com base em seis princípios gerais nomeadamente, a solidariedade, respeito da liberdade de expressão e ideias, coesão e unidade nacional, patriotismo, responsabilidade e cultura de trabalho, e dedicação e amor ao estudo.
De acordo com o responsável, a JMPLA foi concebida pelo MPLA como sua organização juvenil de massas. Cujos objectivos visaram fundamentalmente, a educação, a elevação da consciência politica e patriótica e a promoção cultural e técnica dos jovens angolanos, assim como a mobilização da juventude para os objectivos da luta de libertação nacional.
Relativamente a data, o político disse que a trajectória histórica da JMPLA, compreende-se que ela esteve presente em todas fases e etapas da história do país, desde a clandestinidade, a luta de libertação nacional, no alcance da paz, unidade e reconciliação nacional.
Por sua vez, o primeiro secretário provincial da JMPLA, Rubens Muondo garantiu que os militantes da organização vão continuar a participar na defesa das ideias de justiça, da liberdade, da paz, da democracia e do patriotismo.
Precisou que está no centro das atenções da JMPLA, a mobilização da juventude na luta contra a corrupção, impunidade, nepotismo e a bajulação os grandes males a combater para a edificação de um país, onde cada angolano possa por mérito próprio prosperar em qualquer domínio da vida.
Rubens Muondo apelou ainda os militantes do seu partido no sentido de continuarem a trabalhar afincadamente para o desenvolvimento do país, em particular da província de Malanje.
Alem do acto, ingressaram para as fileiras da JMPLA a nível da província mais de 2 mil novos militantes.
A JMPLA foi fundada a 23 de Novembro de 1962 em Kinshasa, República Democratica do Congo. RM/NC/PBC