Huambo – O segundo secretário do MPLA na província do Huambo, Adérito Chimuco, orientou hoje, terça-feira, o secretariado local da JMPLA a privilegiar as acções de promoção do empreendedorismo, na perspectiva do combate ao desemprego.
O responsável partidário falava durante a VIII sessão Plenária Ordinária do Comité Provincial da JMPLA no Huambo, realizada com o objectivo de proceder ao balanço das acções desenvolvidas no último trimestre de 2022 e perspectivar outras para os primeiros três meses do corrente ano.
Adérito Chimuco disse ser necessário que a JMPLA, enquanto força juvenil do MPLA (partido no poder em Angola), olhe mais para o empreendedorismo, como uma solução eficaz para dar respostas aos desafios da promoção da empregabilidade, de modo a contrapor a situação do desemprego juvenil.
Segundo o partidário, é importante que se tire maior proveito aos programas de incentivo ao empreendedorismo do Governo angolano, para o fomento do auto-emprego juvenil e o consequente desenvolvimento da província do Huambo
“Por isso, a JMPLA deve procurar incentivar os jovens, enquanto maior segmento social da população da província, a aderir aos programas de financiamento públicos, com foco na criação de iniciativas de auto-empregos, para não esperarem apenas do Estado”, recomendou.
Na ocasião, Adérito Chimuco destacou o contributo da JMPLA no desenvolvimento e no alcance das conquistas do MPLA, ao longo da sua história.
A VIII sessão Plenária Ordinária do Comité Provincial da JMPLA do Huambo, visou igualmente, o reajuste dos grupos de acompanhamento aos comités municipais.
O Governo angolano tem promovido vários programas e projectos de apoio ao empreendedorismo, com destaque para o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importação (PRODESI), Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) e o Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).