Huambo - Os desafios actuais da juventude angolana, no sentido da criação de uma sociedade mais harmoniosa e com o foco no progresso de todos foram destacados este sábado, no Huambo, pelo primeiro secretário em exercicio da JMPLA nesta região, Abílio Ismael Jamba.
O político, que falava à margem de uma palestra sobre a Vida e Obra de José Mendes de Carvalho “Hoje-ya-Henda”, que marcou a abertura das jornadas alusivas ao 23 de Novembro, data que marca a fundação do “braço” juvenil do MPLA, referiu que, mais do que nunca, esta figura continua a ser uma grande fonte de inspiração para a juventude angolana.
Durante a palestra, dirigida pelo docente universitário Domingos João Fernandes, o prelector fez referência ao percurso histórico desta figura, que é igualmente patrono da organização juvenil do MPLA, como elemento inspirador para os jovens angolanos, sobretudo no momento actual.
Apesar da sua juventude, na visão deste académico, Hoje-ya-Henda demonstrou grande maturidade, perspicácia, sabedoria e coragem dando uma grande contribuição para a libertação do país contra o jugo colonial.
Para este especialista em economia, apesar da situação de crise impulsionada pela pandemia da Covid-19, a juventude deve manter-se calma e olhar para os principios norteadores que levaram a que muitos angolanos lutassem pela indepência nacional.
A actividade contou com a presença de membros dos comités Nacional e Provincial, assim como responsáveis ao nível municipal, entre outros.
Ao longo das jornadas comemorativa, distintas actividades estão programadas, no sentido de realçar a natureza política da organização e o seu papel enquanto elemento aglutinador na sociedade.
Fundada em Leopoldville (actual Kinshasa) ex-Zaire, 23 de Novembro de 1962, no limiar da 1ª guerra de libertação nacional, a organização juvenil do MPLA tem como seu patrono José Mendes de Carvalho.
Esteve na base da sua criação a elevação da consciência política e patriotica da sua juventude.