Humpata - Um investigador da Polícia Nacional (PN) afecto ao comando municipal da Humpata, na Huíla, foi detido em flagrante delito, por suposta prática de corrupção, ao exigir 200 mil Kwanzas para libertar uma mulher que está detida.
Segundo uma nota de imprensa enviada à ANGOP hoje, pela IGAE, a detenção ocorreu por meio de uma denúncia prestada à Inspecção Geral da Administração do Estado, na última quarta-feira, pelo cidadão visado.
O denunciante alegou que lhe foi exigido pelo agente da polícia o pagamento do montante, com vista a restituir a liberdade à sua esposa.
À IGAE e ao SIC, o cidadão disse que fez à entrega da primeira prestação de cem mil Kwanzas ao investigador, mas esse teria condicionado a “ajuda” ao pagamento da segunda prestação.
Foi então, segundo a nota, que uma equipa composta por inspectores da IGAE e da Polícia Nacional deslocou-se ao local o flagraram a receber a quantia de dez mil Kwanzas, que perfazia 110 mil, do valor exigido.
De acordo com a nota, o acusado foi entregue aos inspectores do Ministério do Interior, que o encaminharam ao piquete do Serviço de Investigação Criminal (SIC), a fim de ser presente ao Ministério Público para a legalização da detenção.