Sumbe - A visita de trabalho de 48 horas efectuada pelo Presidente da República, João Lourenço, à província Cuanza Sul, ficou marcada pela inauguração do novo Hospital Geral comandante Raúl Díaz Argüelles, com capacidade para 200 camas.
Erguido na localidade do "Saber Andar", na província do Cuanza-Sul, o hospital vai prestar serviços de pediatria, ginecologia obstetrícia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgias, ortopedia, cardiologia cuidados intensivos, imagiologia e hemodialise.
A empreitada da unidade sanitária, consignada a uma empresa Suíça especializada em soluções de saúde (PROMED INTERNATIONAL AG-MITOLLI GROUP), ocupa uma área de 4.5 hectares de um global de seis hectares, num investimento de 63 milhões e 180 mil euros.
Após a descerramento da placa, que protocolarmente simbolizou a entrada em funcionamento da unidade hospitalar, o Chefe de Estado percorreu durante cerca de três horas as instalações, equipadas com meios modernos de medicina.
Na ocasião, procedeu a entrega de ambulâncias e medicamentos, que vão facilitar o normal funcionamento da unidade hospitalar.
No final da actividade, em declarações à imprensa, João Lourenço afirmou que no quadro das acções do Executivo será construído um novo hospital Oncológico em Luanda.
Ressaltou ainda o facto de terem sido já dados passos importantes, em termos de combate à insuficiência renal.
Hoje, o Titular do Poder Executivo, que esteve acompanhando da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, manteve um encontro com o governo da província, onde foi informado sobre a situação socioeconômica local .
Ao apresentar o panorama da província, a governadora Maria Quiosa disse que Cuanza-Sul, com uma extensão territorial de mais de 55 mil km2 e uma população estimada em 2.441.000 habitantes, tem uma execução satisfatória do Plano Integrado de Intervenção Municipal (PIIM) com 82% concluídos, portanto , um total de 125 projectos.
Destes projectos, referiu que 114 são de âmbito local, dos quais 94 já foram executados, e 11 de âmbito central, sendo que dois foram já concluídos.
A agenda incluiu ainda uma visita do Estadista angolano a uma Feira de produtos agrícolas, que apresentou as potencialidades dessa região nesta vertente.
Antes de deixar a cidade do Sumbe, com destino a capital , o Chefe de Estado inteirou-se também do andamento dos projectos estruturantes em curso na província.
Os projectos incluem a reabilitação e requalificação das vias rodoviárias e terciárias, redes de esgotos, saneamento básico, pavimentação de passeios entre outras . AFL/ART