Moçâmedes - A vice-governadora do Namibe para o sector técnico e infra-estruturas, Ema da Silva, reafirmou, em Moçâmedes, a aposta do governo provincial no reforço dos laços institucionais com as autoridades tradicionais, no quadro da colaboração entre os dois órgãos.
Ao falar no Encontro Nacional das Autoridades Tradicionais, em Moçâmedes, Ema da Silva adiantou que a aposta visa potenciar as autoridades tradicionais na gestão de eventuais conflitos de terras e étnicos, bem como na mobilização social.
Na ocasião, a responsável informou que o governo provincial tem em vista a criação de mecanismos para agilizar o reconhecimento de terras comunitárias para o fomento da agricultura familiar e da pecuária.
"As autoridades tradicionais constituem um elo dos interesses do Estado junto das populações, tendo em conta (…) os interesses do país”, sublinhou.
Afirmou que o encontro visou promover maior reflexão sobre o papel das autoridades tradicionais na promoção do empreendedorismo comunitário e na promoção dos processos de liderança nas comunidades.
Durante o encontro foi eleito o responsável da Associação Nacional de Soberania Tradicional de Angola, o soba Domingos Manuel Donguessa, que prometeu trabalhar para a coesão da classe e resolução dos problemas sociais das comunidades. FA/AL