Cuito - Vinte e sete milhões 514 mil e 919 kwanzas é montante que o Estado angolano deverá poupar a cada mês, com a exclusão definitiva das folhas de salário de mais de mil e 300 falsos pensionistas afectos ao Gabinete dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria na província do Bié.
A informação foi avançada, na cidade do Cuito, à ANGOP, pelo director da referida instituição, Isaac Machado.
O responsável sublinhou que o sector realizou entre Junho de 2021 a Fevereiro deste ano um recadastramento que permitiu detectar os falsos pensionistas.
Com a exclusão deste número, o Governo desta região passa a controlar cinco mil e 247 filiados, contra os seis mil e 589.
Isaac Machado explicou ainda que, só neste primeiro trimestre, o Estado já economizou mais de 70 milhões de kwanzas, fruto da detenção interna de falsos pensionistas, acrescentando que as autoridades governamentais locais vão continuar a levar a cabo o processo de rastreio, visando encontrar ainda mais cidadãos ilegais.
Quanto ao recadastramento, Isaac Machado confirmou que o processo deixou de parte mais de dois mil pensionistas não homologados, o que deverá acontecer brevemente, tão logo o ministério de tutela se pronuncie sobre o assunto.
Já os que possuem processos homologados e que não apareceram no acto de recadastramento, devem se dirigir ao Gabinete dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria para se inteirarem dos procedimentos, sob pena de serem excluídos das folhas de salário.
Isaac Machado asseverou ainda que, após o acto de recadastramento, o pensionista deverá usar um cartão de identificação, que facilitará a sua permanência no sistema de pagamento definitivamente.