Cuito - A governadora do Bié, Celeste Adolfo, reuniu-se hoje, quarta-feira, com os representantes de partidos políticos com assento no Parlamento, para debater, entre outros assuntos, sobre os desafios de desenvolvimento da província.
O encontro, o primeiro que realiza com segmento social, 17 dias depois de ser empossada como governadora da província, visou o reforço das relações institucional entre o Governo local e as instituições partidárias, na busca de soluções para a contínua promoção do desenvolvimento socioeconómico da região, localizada no centro de Angola.
O mesmo contou com a participação de representantes do MPLA, UNITA, FNLA e Partido Humanista.
O secretário provincial da UNITA no Bié para as Autarquias, Ricardo Chamanga Cassima, considerou positivo o encontro, tendo em conta a relevância dos assuntos abordados.
Disse ter manifestado, na ocasião, a intenção do seu partido apresentar, nos próximos dias, a sua agenda de actividades para conciliar com a actividade governamental, com vista a reforçar a estratégia de desenvolvimento da região.
Na sua opinião, a província só caminhará bem se os partidos políticos, quer os que suportam o governo, quer os na oposição, estiverem em sincronia.
Apontou o elevado índice da pobreza e fome na província como situação que mais preocupa o seu partido e que constitui o principal desafio da actual governadora.
Entretanto, referiu que o problema é possível ser ultrapassados caso haver unidade.
Nesta conformidade, reafirmou o compromisso da UNITA em prestar o apoio total ao governo, ressaltando a unidade e conjugação de esforços em trabalhar em prol da população biena, na melhoria do seu bem-estar social.
Por seu turno, o secretário provincial da FNLA no Bié, António Muhongo, ressaltou o diálogo defendido durante o encontro, para se evitar intolerância política na região.
António Muhongo defendeu igualmente a aposta na agricultura como factor fundamental no desenvolvimento socioeconómico de qualquer país.
“É preciso encorajar a população, sobretudo os jovens, a enveredar na prática da agricultura, no sentido de se mitigar a escassez de alimento e de empregabilidade, visando o combate à fome e pobreza”, sublinhou.
De seguida, a governadora recebeu os deputados do círculo provincial, com quem debateu as relações institucionais entre a administração local e os representantes do poder Legislativo.
Em declarações à imprensa, no final do encontro, o coordenador do ciclo provincial, Anastácio Sambowe, reiterou o compromisso dos seus membros, enquanto representantes do povo, em continuar a exercer a actividade de advocacia dos problemas dos cidadãos, através das visitas de constatação e de fiscalização das acções do Governo.
“Continuaremos a auscultar os cidadãos e estabelecer uma estreita cooperação com o Governo, para que, dentro dos recursos disponíveis, se possa encontrar soluções para equacionar muitos dos problemas que os cidadãos ainda enfrentam”, assegurou. VKY/PLB