Dundo – A melhoria das vias de comunicação, expansão da energia eléctrica , água, bem como a conclusão das obras do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), entre outros, serão as prioridades da nova governadora da província da Lunda Norte, Deolinda Satula, que iniciou esta quarta-feira, as suas funções.
Intervindo no acto da sua apresentação aos membros do governo local e a sociedade civil, Deolinda Satula disse que a aposta na reabilitação das vias secundárias e terciárias visa dinamizar a implementação de projectos sociais em zonas rurais, bem como incentivar o fomento à produção agrícola.
Disse que vai trabalhar junto dos órgãos centrais afins, para a conclusão da barragem do Luachimo, nos prazos estabelecidos (Dezembro deste ano), visando a materialização da expansão da energia eléctrica e o relançamento do sector industrial.
Acrescentou que prestará uma atenção especial à conclusão dos projectos parados, principalmente no sector da construção, com realce para as acções do PIIM, Eurobon’s, entre outros.
“Pretendemos neste mandato, uma governação inclusiva e participativa, focada na melhoria das condições sociais da população , priorizando a educação, saúde, segurança pública, energia, água, vias de acesso, bem como a construção de quadras polidesportivas, para a promoção do desporto”, realçou.
Aos orgãos de defesa e segurança, a nova governadora apelou rigor no combate a criminalidade, imigração ilegal e contrabando de combustivel.
Disse que espera contar com o apoio dos empresários locais na promoção do emprego e das autoridades tradicionais no resgate dos valores culturais, morais e cívicos.
Deolinda Satula, foi nomeada por despacho presidencial, a 16 deste mês, substituindo Ernesto Muangala, 14 anos depois.