Dundo – A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza Aires, afirmou esta sexta-feira, que vai alargar a base do diálogo permanente e inclusivo, para a resolução dos fenómenos socioeconómicos, políticos e culturais da província.
Falando à imprensa, no fim da audiência com alguns líderes religiosos e autoridades tradicionais, a governante disse que o diálogo com as várias franjas da sociedade vai permitir a elaboração de projectos que visam a materialização dos mais nobres anseios da população local.
Disse que durante a audiência cedida aos líderes religiosos e autoridades tradicionais, colheu algumas sugestões que deverão constar na sua estratégia de actuação, visando a melhoria do quadro actual da província.
Sublinhou que a questão do saneamento básico, vias de comunicação, emprego, responsabilidade social das empresas mineiras, expansão da energia e água, dominam as preocupações apresentadas pelos durante a audiência.
Em relação a energia e água, a governante fez saber que vai hoje visitar a barragem hidroeléctrica do Luachimo, a Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de água, para aferir a atual capacidade de produção, para posteriormente definir uma estratégia de expansão com os órgãos afins.
“Os outros problemas são transversais e nós vamos trabalhar com os ministérios afins, no sentido de serem resolvidos paulatinamente e aqueles que dependem de nós, terão intervenções imediatas”, frisou. HD