Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, apelou esta quinta-feira, a conjugação de esforços entre os órgãos de defesa e a administração local do Estado, no combate ao garimpo de diamantes e contrabando de combustível, principalmente nos municípios fronteiriços.
A governante fez este apelo durante a cerimónia de empossamento dos administradores municipais de Cambulo, Cafunfu e Cuango, sublinhando que o garimpo de diamantes, o contrabando de combustível, têm estado a prejudicar a economia angolana, "porque o Estado não ganha nada".
"Devem juntar-se aos reforços dos órgãos de defesa e segurança no combate à estes fenómenos porque prejudicam o país, uma vez que quem pratica tais actos não paga impostos ao Estado e coloca em causa o crescimento da nossa economia", recomendou.
Por outro lado, Filomena Miza disse esperar dos novos administradores uma administração proactiva, resiliente, dinâmica, inclusiva e participativa e que melhor interpreta os aspirações da população.
"A economia mundial e em particular a nossa, tem enfrentando enormes desafios, mas com criactividade, dinamismo , determinação e comprometimento, é possível com orçamento disponível dar resposta as necessidades básicas da nossa população ", frisou.
Orientou as administrações no sentido de priorizarem a agricultura familiar, o saneamento básico e a melhoria dos cuidados primários da saúde, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Foram empossados Zito Domingos Bartolomeu, Joaquim Abílio Lápis e Bonege Neco Carle Calala, nos cargos de adminiatradores municipais do Cuango, Cambulo e Cafunfu, respectivamente.
Cafunfu consta das nove comunas da Lunda-Norte recentemente elevadas à categoria de município, no âmbito da Nova Divisão Político-Adminsitrativa (DPA).
Com a elevação das comunas, a província da Lunda-Norte passa a contar actualmente com 19 municípios.HD