Benguela - O governador provincial de Benguela, Luís Nunes, exortou hoje, quinta-feira, nesta cidade, maior vigilância e prontidão redobrada aos efectivos da Polícia Nacional durante a quadra festiva.
Luís Nunes falava durante a cerimónia de formatura geral e lançamento das forças no terreno para o asseguramento antes, durante e depois da quadra festiva.
Segundo o governante, neste período de festa, o espírito de amor e partilha agiganta as emoções, mas deve-se controlar alguns excessos, o que exige vigilância e prontidão redobrada, no sentido de garantir a ordem pública, fiscalizar e prevenir algum comportamento anti-social.
Na mesma senda, disse ser necessário combater a sinistralidade rodoviária, que infelizmente tem produzido números assustadores de mortes, o que inspira preocupação a nível da província.
Luís Nunes pediu a mesma postura do efectivo demostrada durante as eleições, que deve ser levada a cabo no dia-a-dia, visto que a segurança das populações e do património colectivo, é uma tarefa que se impõe a todos, mas em última instância é de obrigação legal da Polícia Nacional.
Defendeu que formação policial deve ser cada vez mais exigente, no sentido de haver uma polícia cada vez mais comprometida com a sociedade, defensora da legalidade democrática e garante dos direitos e liberdades dos cidadãos.
Exortou, por outro lado, a observância permanente do humanismo, respeito à lei e da dignidade humana, na medida em que a polícia é uma força protectora e inclusiva, que deve merecer o respeito e a confiança das comunidades.
O governante reconheceu que a missão da polícia é complexa e exige bravura, operacionalidade e disciplina.
Na ocasião, Luís Nunes destacou também o trabalho dos técnicos do INEMA e do corpo de Protecção Civil e Bombeiros que, embora não sejam forças de segurança pública, não deixam de ter um papel de capital importância na protecção dos cidadãos e no apoio às comunidades, a nível dos primeiros socorros e na defesa do bem vida.
A formatura geral das forças da Polícia Nacional em Benguela ficou marcada pela imposição de patentes, desfile das tropas, bem como demonstração de meios e técnica.