Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, exortou hoje, no Cuito, a necessidade da polícia nacional continuar com o seu nível profissional, mantendo sempre a sua autoridade e pedagogia, fundamentalmente neste ano de eleições.
O governante teceu estas declarações à imprensa, quando discursava na formatura geral dirigida aos efectivos da Polícia Nacional no Bié, no quadro das comemorações do 46° aniversário deste órgão, que hoje, 28 de Fevereiro, se assinala.
As eleições gerais no país, previstas para Agosto próximo, no entender de Pereira Alfredo, devem reflectir a festa da democracia para todos e o Governo conta com a polícia e os demais órgãos a fim, para na manutenção da ordem e tranquilidade pública visando preservar a paz.
Reconheceu que os efectivos têm sabido cumprir com a sua missão, reafirmando, no entanto, o compromisso do Governo em trabalhar de modo a superar os problemas que estes enfrentam no exercício das suas actividades.
O Governador apelou aos polícias a primarem pelo patriotismo e espírito de missão, para a consolidação da unidade nacional e o cumprimento das missões emanadas superiormente.
Pereira Alfredo aproveitou a oportunidade para instar os efectivos a aderirem aos postos do Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP), cumprindo com um dever cívico, bem como aos postos de vacinação contra a covid-19.
Já o comandante da PN no Bié, Gabriel Francisco Diogo, assegurou que o efectivo está preparado para resgatar o sentimento de segurança das populações e repor a tranquilidade pública, combater a exploração ilegal de recursos minerais e outros males.
Avançou, no entanto, a melhoria das condições de trabalho bem como a elevação do nível técnico, científico e académico dos polícias, através da promoção de cursos intensivos dentro da corporação.
O acto no Bié foi ainda marcado com o patenteamento de agentes policiais a distintos graus.