Lubango - O governador da Huíla, Nuno Mahapi, orientou, segunda-feira, aos directores provinciais e administradores municipais a exercer a sua actividade com “rigor e disciplina”, no cumprimento do serviço público, primando por uma gestão responsável do erário.
A orientação foi expressa, pelo governador, durante um seminário de capacitação de gestores públicos, promovido pela Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAI), que abordou de entre outros temas, o “Controlo interno e externo na Administração Pública” e “Irregularidades na Administração Pública - Queixas e Reclamações”.
Realçou que só o cumprimento destes pressupostos será possível à mudança de paradigma da governação que se pretende no país.
Por sua vez, o Inspector-geral da Administração do Estado, Sebastião Domingos Gunza, disse que a formação surge como instrumento de reforço da capacidade institucional na prevenção e programa de combate à corrupção.
Destacou que as acções de carácter pedagógico constituem formas predilectas de actuação, com as quais a IGAE procura contribuir para educação e consciencialização dos gestores públicos e agentes administrativos, no espírito da observância rigorosa da legalidade e disciplina, respeito pelos bens públicos, entre outros.
A IGAE é o órgão auxiliar do poder executivo, a quem compete efectivar o controlo interno administrativo da administração pública por via da inspecção, fiscalização auditoria, supervisão, sindicância e averiguação da actividade de todos órgãos, organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado e das administrações autónomas.
A actuação do IGAE, no âmbito do controlo interno operacionaliza-se essencialmente por detectar fraudes, actos de corrupção e de improbidade, irregularidade, desvios de condutas por parte de funcionários públicos ou agentes administrativos, garantindo desta feita a defesa do património público, fortalecimento da integridade e transparência na gestão dos bens públicos.