Luanda – O primeiro governador da província do Moxico-Leste, Crispiniano dos Santos, afirmou, esta sexta-feira, que vai trabalhar de forma estreita com a Assembleia Nacional (AN) para criar iniciativas legislativas visando melhorar as condições socioeconómicas da população da região.
Falando à imprensa, após um encontro de cortesia com a presidente da AN, Carolina Cerqueira, disse que o mesmo serviu para apresentar cumprimentos de despedida devido à interrupção do seu mandato, enquanto deputado, por incompatibilidade de funções.
Na ocasião, reafirmou a colaboração institucional entre o governo provincial do Moxico-Leste e o Parlamento, realçando que os desafios serão maiores, do ponto de vista parlamentar, na região que passa a dirigir, para a resolver os problemas da população.
Questionado sobre as prioridades para a província, referiu que vai focar a sua responsabilidade nas situações naturais do território, localização geográfica, cultural, bem como nas principais inquietações dos habitantes.
De acordo com o governador, é uma província que vai exigir maior acutilância, visto que será necessário muito trabalho para o surgimento de infra-estruturas rodoviárias, sanitárias, habitacionais, investimento no sector da educação e saúde.
Acrescentou que o turismo e a agricultura fazem parte das acções, como elementos fundamentais para alavancar a economia, criação de postos de trabalho e oportunidade de negócio para a população da região.
Crispiniano dos Santos foi nomeado, recentemente, pelo Presidente da República, João Lourenço, para o cargo de governador da província do Moxico-Leste, no quadro da nova Divisão Política Administrativa. LDN/SC