Saurimo – Os gestores públicos e privados da província da Lunda Sul, foram, esta quarta-feira, em Saurimo, informados sobre a importância do projecto Simplifica 1.0, que visa facilitar a emissão do Bilhete de Identidade, Passaporte, Carta de Condução, Títulos de Propriedade e Livretes.
O encontro que serviu para elucidar os referidos gestores sobre o projecto que visa simplificar 32 actos e procedimentos administrativos com elevado impacto na vida do cidadão, entre os quais o processo de aquisição do Bilhete de Identidade, Carta de Condução, Passaporte e licenças.
Segundo o delegado da Justiça e Direitos Humanos, Izildo Paulo, o Simplifica 1.0 tem como objectivo facilitar a aproximação dos diversos serviços às populações e a simplificação administrativa, constando também o plano de governação.
Explicou que o principal desafio do projecto passa por responder adequadamente as exigências dos cidadãos por um serviço público de qualidade e eliminar os aspectos que ainda tornam algumas instituições muito burocráticas.
O Simplifica 1.0 apresenta várias vantagens que vão ajudar a desburocratizar os serviços públicos, tais como a unificação do livrete e do título de propriedade.
Sublinhou que o projecto até ao momento não se faz sentir em muitas instituições, motivos esse que está a se promover actividades do género para melhor divulgação do projecto, começando com os gestores de diferentes instituições da província.
Izildo Paulo frisou que gestores das empresas públicas e privadas devem levar informações sobre as vantagens do Simplifica 1.0, a nível das comunidades pautando pelo princípio da igualdade.
O Projecto Simplifica 1.0 foi aprovado, no âmbito da reforma do Estado, através do Decreto Presidencial nº 161/21, de 21 de Junho, que prevê várias medidas que obedecem a uma dinâmica de implementação gradual.