Cuito Cuanavale - O general Higino Carneiro incentivou, esta quinta-feira, os jovens no sentido de apostarem na formação académica e técnico-profissional, para terem um maior contributo no desenvolvimento do país.
Numa palestra sobre a Batalha do Cuito Cuanavale, no quadro do seu 36º aniversário do fim desta batalha, no Sudeste de Angola, que se assinala a 23 de Março, apontou os cursos de Mecânica, Electrotecnia, Arquitectura, Construção Civil, Agricultura, Engenharia, entre outros, como sendo os meios para a aquisição do emprego e do auto-emprego.
Recordou que os jovens da sua geração contribuíram, significativamente, para a defesa territorial e para o alcance da paz em Angola.
Por isso, augura pela confiança dos jovens actuais, quer seja nas capacidades individuais, quer seja no Estado, com foco na preservação de todas as conquistas alcançadas.
“Devemos olhar para o presente e o futuro com confiança e acreditar em nós próprios (…)”, vincou o general reformado das Forças Armadas Angolanas.
Na ocasião, o responsável aconselhou a juventude a evitar arruaças, vandalização de bens públicos e privados, bem como a se abster de qualquer acção que conduza a contenda e a convulsões políticas e ou militares.
Aconselhou que a lição que os jovens devem tirar dos mais diversos conflitos é o de não repeti-los e apostar na formação técnico-profissional.
Higino Carneiro indicou os antecedentes políticos, sociais e económicos que estiveram na génese da Batalha do Cuito Cuanavale, na província do Huambo Cubango, para além de realçar a coragem e a determinação dos angolanos no conflito.
De igual modo, destacou o papel das forças cubanas na prestação da assessoria ao Exército Angolano na planificação e concepção das ideias, com a execução operativa das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA).
Destinada para mais de 200 jovens, em representação de todo o país, estiveram presentes o ministro da Defesa e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, o governador do Cuando Cubango, José Martins, oficiais generais e superiores das Forças Armadas Angolanas (FAA), entre outras individualidades.
Para esta sexta-feira, está prevista a realização de mais umas palestras que, também, terá como prelectores antigos combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale. MSM/FF/ALH