Ndalatando- O secretariado da FNLA, no Cuanza-Norte, conta, desde hoje, sexta-feira, com um novo primeiro secretário provincial, eleito em assembleia de militantes, testemunhada pelo presidente do partido, Nimi a Simbi.
Trata-se de Pedro Kinzodila Alberto, em substituição de Mateus Martins Vicente, que dirigiu o partido na província nos últimos cinco anos.
Pedro Alberto foi eleito com 114 votos, correspondente a 51 por cento dos votos válidos, contra os 101 votos do primeiro secretário cessante, Mateus Martins Vicente, que alcançou 45, 75 por cento dos votos.
A assembleia de renovação de mandatos contou com a participação de 221 membros dos 231 previstos
Em declarações à imprensa, no final da votação, o secretário nacional da FNLA para a Educação, Ciência e Tecnologia, João Bengui, considerou o evento como sendo o mais democrático, contribuindo para o processo de unificação do partido.
Em outro desenvolvimento, João Bengui enalteceu a actualização da pensão dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, feita pelo Executivo angolano.
Frisou que a actualização dos subsídios dos antigos combatentes, de 23 mil para 57 mil kwanzas, constitui um passo fundamental para a melhoria das condições de vida dos cidadãos que lutaram para a libertação de Angola do jugo colonial.
Informou que os responsáveis do partido têm estado a trabalhar no sentido de ultrapassar as dificuldades que esta franja da sociedade vive. EFM/DS/YD