Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, disse esta terça-feira, que dimensão política, cultural e académica de Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, deve inspirar os jovens a serem criativos e a terem um espírito nacionalista, assente na tradição e na identidade.
Em declarações à imprensa, sobre os preparativos do acto Central do Dia do Herói Nacional, que a cidade do Dundo acolhe, Filomena Miza sublinhou que o desafio dos jovens, hoje, é buscar inspiração na gesta heróica de Agostinho Neto para contribuírem com o seu saber na construção de uma Angola cada vez mais melhor.
Considerou Agostinho Neto como uma figura política de importância transcendente para Angola e o mundo, cuja sua postura política e legado histórico conferem-lhe um lugar de destaque na história de Angola.
Por outro lado, fez saber que estão a ser criadas todas as condições para que o acto Central em alusão ao 102° aniversário de Agostinho Neto decorra sem sobressaltos e a dimensão do "guia imortal".
Informou que o programa reserva uma "Fala do Herói Nacional", um acto político, deposição de coroas de flores, actividades culturais, entre outras.
A decorrer sob o lema " Com os ideais de Neto, construamos uma economia forte e dinâmica" o acto Central será orientado pelo Ministro da Cultura, Filipe Zau , que chega à cidade do Dundo, no dia 16.
As celebrações alusivas à efeméride vão acontecer em todo o território nacional, nas missões diplomáticas e consulares angolanas até dia 25 deste mês.
Agostinho Neto proclamou a Independência de Angola a 11 de Novembro de 1975, tornando-se, deste modo, no primeiro Presidente de Angola.
Faleceu no dia 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, Rússia. HD