Moçâmedes - O embaixador do Reino da Espanha em Angola, Manuel Maria Lejarreta, reiterou hoje, em Moçâmedes, o interesse do seu país em continuar a expandir e estreitar as relações bilaterais, com vantagens mutuamente vantajosas.
O diplomata, que falava à margem da inauguração de um Parque Logístico pertencente a uma empresa espanhola, na zona do Saco Mar, em Moçâmedes, informou que cerca de 40 empresas do seu país operam em território nacional de forma permanente.
Na ocasião, afirmou que tem constatado a evolução do país rumo ao progresso em muitos sectores, daí ter sublinhado a sua crença no futuro da economia angolana.
Considerou este como sendo um mercado importante e tradicional para as empresas espanholas, referindo que as exportações do seu país para Angola são diversificadas e contribuem para o aumento da produção de bens e serviços.
"Angola é prioridade para Espanha na região subsariana, o que foi demonstrado pela visita do Rei de Espanha em 2023, como resultado das boas relações entre os dois Estados", assegurou.
Deu a conhecer que a Espanha posicionou-se como um dos principais importadores de petróleo angolano, tornando um dos principais parceiros europeus no sector.
"Numa altura em que Angola vai comemorar 50 anos de independência, devo lembrar que os dois Estados estabeleceram relações diplomáticas em 1977, sendo que ao longo deste período as relações económica se foram consolidando", argumentou.
Acrescentou que o Executivo angolano tem uma relação forte com a Espanha, partilhando uma visão política comum.
Na ocasião, o PCA da empresa Kaleido, Xoán Martinez, deu a conhecer que a mesma, fundada em 1976, emprega em Angola um total de 100 profissionais, dos quais 49 no Namíbe.
"Somos um operador logístico global com escritório em países como Angola; Brasil, Portugal, Moçambique e China, com sede em Espanha e cuja missão é prestar diariamente serviços logísticos com destaque para rochas ornamentais", informou.
Avançou que estão em Angola desde 2005, com uma equipa jovem, todos angolanos, com bases nas províncias da Huíla e do Namibe, sendo que nesta última possui parques de armazenamento das mais diversas mercadorias com um total de 148.000 m².
"Este mês, Outubro, estaremos a comemorar a marca de 3.000.000 (três milhões) de toneladas de rochas ornamentais movimentadas em Angola, com a inauguração do Parque Logístico do Saco Mar", disse.
Na ocasião, a vice-governadora provincial do Namibe para os serviços Técnicos e Infra-estruturas, Ema da Silva, valorizou a iniciativa da empresa e apelou para se continuar a cumprir cm a responsabilidade social e a formar os jovens locais. VR/FA/SC