Caxito – A enchente que se regista junto dos vários Balcões Único de Atendimento ao Público (BUAP), na cidade de Caxito, quando faltam apenas dois dias para o término do processo, preocupa alguns citadinos da província do Bengo.
Vários cidadãos afirmaram que a quebra do sinal da telefonia móvel e da internet obrigou muitas vezes a população em idade de fazer a actualização, principalmente, os jovens, a desistir do processo.
Por esta razão, sugerem a dilatação do prazo para mais 20 a 25 dias.
Catarina Rodrigues, agricultora, de 58 anos de idade, disse que apesar da enchente que se regista junto dos BUAP, o processo está célere.
“Só agora vim actualizar os meus dados porque estava no campo a trabalhar e aproveitar as últimas chuvas”, ressaltou.
João Agostinho, de 61 anos de idade, mostrou-se satisfeito com a forma de atendimento e sugeriu a dilatação do prazo de actualização de dados para 20 ou 25 dias.
Devido a enchente que se regista neste momento, uma eventual prorrogação do prazo vai permitir que todos abrangidos no processo façam o seu registo eleitoral, disse.
Enquanto isso, Francisco António, estudante, referiu que não fez a actualização mas cedo, devido às constantes falhas do sinal de internet e da telefonia móvel.
Já a directora provincial dos Registos e Modernização Administrativa do Bengo, Elizabeth André de Lima, referiu que apesar da enchente que se regista, neste últimos dias, o processo decorre na normalidade.
Neste momento, disse, os postos móveis têm as suas atenções viradas para as unidades militares, estabelecimentos escolares, Serviço Penitenciário do Caboxa, a zona do Desvio da Barra, do Gostoso (Panguila) e a centralidade do Capari.
Os BUAP da província têm atendido os cidadãos no período das 10 às 22 horas, com uma média de registo entre 500 a 700 cidadãos/dia”, disse a responsável.
“Quanto a enchente que se regista, trata-se de um problema de consciência dos cidadãos”, sublinhou.
No âmbito do registo eleitoral oficioso, aproximadamente 90 mil cidadãos, que correspondem 80 por cento da população, têm já actualizado o seus cartões de munícipe, desde Setembro de 2021 até a presente data.
A província do Bengo conta com 25 Balcões de Atendimento ao Público (BUAP) fixos, enquanto os móveis variam entre 30 a 40 de acordo a demanda.
O BUAP é uma ferramenta de modernização da prestação de serviços pelos órgãos da Administração do Estado, que visa aproximá-lo do cidadão, simplificando a emissão de documentos fundamentais para o exercício da cidadania e participação do registo eleitoral oficioso.