Viana - Efectvos do Serviço Penitenciário concluíram com êxitos o primeiro seminário de capacitação em matéria de organização e procedimentos administrativos, realizado de 7 a 9 de Junho no município de Viana, em Luanda.
O director do gabinete jurídico da instituição, superintendente prisional Chefe, José Elavoko Daniel, destacou na cerimónia de encerramento, a entrega e dedicação dos formandos na captação das matérias que lhes foi transmitidas em todas sessões.
Indicou, contudo, que a realização desta formação só foi possível com o apoio prestado por todas direcções envolvidas.
Enquanto isso, alguns participantes consideraram proveitoso o curso e solicitaram que formações do género venham a acontecer mais vezes.
Para Luquine Sebastião, Inspector prisional Chefe enalteceu a realização da acção formativa, já que o ajudou aumentar os seus conhecimentos.
Já Clara Maiamona, também inspectora Chefe prisional, considera-se estar bem preparada para os próximos desafios.
A acção formativa teve a duração de três dias com a presença de mais de 80 efectivos das direcções jurídicas e administrativas provenientes de todo país.
Os formandos receberam conhecimentos de superação em matérias do género, tendo em conta a liderança e resolução de vários contenciosos com os reclusos nas cadeias.
Foram também transmitidas, com destaque, matérias relacionada com a elaboração da “Estrutura formal do parecer, linguagem jurídica e escrita dos números, bem como, prazo de elaboração dos actos”.
A formação decorreu no Instituto de Ciências Penitenciarias em Viana.