Mbanza Kongo – Vinte armas de guerra que antes eram usadas por uma empresa privada de segurança, no município do Soyo, foram, esta terça-feira, devolvidas ao Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, no âmbito do processo de recolha e substituição do armamento em posse das empresas privadas.
Trata-se de armas do tipo KM, calibre 7.62mm, tendo, na ocasião, a mesma empresa apresentado, também, à polícia, 20 outras armas do tipo espingarda, marca mirage, calibre 12mm, que, doravante, passarão a ser usadas pelos seus efectivos.
Ao usar da palavra, o comandante provincial do Zaire da Polícia Nacional, comissário Firmino Uyamba, pediu a todas as empresas privadas que ainda dispõem de armas de guerra para fazer a sua entrega às autoridades competentes, cumprindo com o despacho presidencial nº 008, de 18 de Outubro de 2023.
O comandante enalteceu a rapidez e a pronta resposta da empresa Teleservice em entregar o armamento de guerra à polícia, usado antes pelos seus efectivos e substitui-lo por armas orgânicas.
“A empresa Teleservice ciente das suas responsabilidades, materializou as instruções baixadas em Novembro do ano transacto, numa reunião inserida neste processo”, ressaltou.
Firmino Uyamba incentivou as de mais empresas a seguirem o mesmo exemplo, cumprindo com as recomendações contidas no despacho presidencial.
Por sua vez, o chefe de sítio da empresa Teleservice, Augusto Dias Paulo, disse que o acto se enquadra na estratégia do Governo em substituir as armas de guerra em posse das empresas privadas de segurança por armas orgânicas.
O Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional controla 83 empresas privadas de segurança, destas 71 possuem armas de guerra.
Este é o primeiro acto de entrega de armas de guerra que se realiza na região, desde o início deste processo em finais do ano passado. DMN/JL