Luanda - A embaixadora de Angola em Cuba, Maria Cândida Teixeira, destacou, sexta-feira, em Havana, a ajuda do povo cubano na defesa da soberania nacional e na luta contra o exercito regular do regime do apartheid da África do Sul.
A diplomata, que falava na cerimónia de celebração dos 48 anos da independência nacional, agradeceu o gesto do povo cubano e do então Comandante Fidel Castro pela pronta intervenção, com meios humanos e militares, numa epopeia apelidada de “Operação Carlota”.
“A data de 11 de Novembro levou Angola a constituir-se como Estado soberano e independente durante o difícil e complexo contexto da guerra fria, num mundo bipolarizado e dividido pela confrontação no seio da comunidade internacional”, asseverou.
Maria Cândida Teixeira transmitiu também uma mensagem de apreço aos primeiros países que muito cedo reconheceram a independência de Angola, um total de 18, dos quais dois da América Latina, ( Brasil e Cuba) 11 de África e cinco da Europa.
Falando dos principais ganhos dos 48 anos de independência e da aposta do Executivo angolano, principalmente desde o alcance da paz em 2002, a diplomata angolana destacou a construção de hospitais modernos, aeroportos, portos, caminhos-de-ferro, escolas e habitação, para além de contratação de milhares de professores, médicos e enfermeiros, muitos deles, senão a maioria, formados em Cuba.
“O Executivo Angolano tem desencadeado uma política de diversificação da economia, de forma a dar maior sustentabilidade ao desenvolvimento do país, com base nas potencialidades dos recursos naturais, com medidas que visam atrair o investimento nacional e o investimento externo”, disse.
Cuba e Angola mantém, actualmente relações de cooperação em vários domínios. Para além dos mais de 54 acordos bilaterais, destaque para a assinatura, recentemente, de mais 3 convénios, nomeadamente o Memorando de Entendimento no domínio do Turismo, no domínio da Regulação de Medicamentos e no domínio da Promoção de Investimentos entre as Zonas Especial Económicas de Luanda-Bengo e de Mariel.